Recursos Humanos RH em BH

Você sabe o que é endomarketing? Sabe para que serve?

Inovar BH      quinta-feira, 21 de março de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Endomarketing é uma das estratégias de competitividade que ajuda a promover a marca através do engajamento dos colaboradores. Para que os clientes externos sintam-se atraído adquiri um produto ou serviço de uma empresa é necessário que os clientes internos vendam a imagem da empresa, é aí que o endomarketing atua.

Quem nunca se deparou com um atendimento ruim e logo remeteu o comportamento do funcionário à empresa? É muito comum relacionar posturas inapropriadas de atendentes com questões como: salário ruim, jornadas árduas de trabalho, falta de gerenciamento, condições de trabalho desfavoráveis ou até mesmo ambientes com clima organizacional desagradável.

O endomarketing tem caráter comercial, trata os empregados como clientes e como tais eles precisam ser propagadores positivos de sua empresa. Diante disso é indispensável que a organização pense em politicas internas e adote o uso das ferramentas do marketing.

A primeira atitude a ser tomada para implantar o endomarketing é fazer uma pesquisa para ouvir e entender os colaboradores, após ter ciência do nível de satisfação deles traça-se planos de ação para que as causas das insatisfações sejam conhecidas, apuradas e eliminadas.

Algumas ações são simples e menos onerosas, podem ser adotadas de forma rápida e efetiva. A empresa pode usar suas próprias expertises para oferecer ao colaborador treinamentos, por exemplo, aperfeiçoando o conhecimento dos profissionais quanto ao produto e/ou serviço. Aumentar a interação entre os setores através de encontros mensais para confraternizações ou happy hour ajudam melhorar a motivação, engajamento e comunicação. Outra forma de promover a satisfação interna é estruturar a estação de trabalho oferecer qualidade nos equipamentos de uso individual, cuidados com a ergonomia, com a saúde e bem estar faz com que seu cliente interno fique encantado e, por conseguinte encante o cliente externo dando inicio a um circulo virtuoso.

O RH deve ficar encarregado de realizar as pesquisas para entender os colaboradores e o setor de Marketing responsabiliza-se pela identificação das estratégias mais adequadas ao público da empresa, cuida da comunicação e de como colocar em prática os planos traçados.

Investir no endomarketing é investir em competitividade, quer saber como colocar em prática na sua empresa? Entre em contato conosco que iremos auxiliar no planejamento. Inovar Recursos Humanos (31) 2531-9001

Continue nos acompanhando em nosso Blog, na nossa página no Facebook e no Instagram.