Recursos Humanos RH em BH

Você sabe o que colocar no objetivo do seu currículo?

Inovar RH      quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Um currículo é o passaporte de entrada de alguém que deseja estar no mercado de trabalho. Uma das seções que causa mais dúvida ou confunde os candidatos é o Objetivo Profissional. O que se deve colocar nessa parte do currículo? Se você tem dúvidas sobre esse assunto, continue lendo este artigo. Você veio ao blog certo!

Muitos profissionais preenchem de forma errada seu objetivo profissional, colocando o que espera aprender quando estiver no mercado. Todavia o objetivo se trata de um pequeno texto (cerca de duas linhas), em que o candidato irá informar a área que deseja atuar e suas expectativas profissionais. O objetivo profissional é um resumo de suas pretensões com a vaga para a qual está se candidatando.

Esse campo do currículo é de extrema importância. Nunca deixe de preenchê-la! De acordo com uma pesquisa publicada pelo G1, 15% dos candidatos não são chamados devido a um currículo mal feito. Por isso, não importa se está tentando seu primeiro emprego ou se já possui anos de experiência. Preencher o objetivo profissional é obrigatório, caso queira se destacar entre os candidatos e garantir uma vaga de seu real interesse.

Então, aqui vai uma dica do que você NÃO deve colocar em seu objetivo: Evite frases que já estão prontas, expressões como:

  • “Contribuir para o crescimento da empresa”;
  • “Melhorar meus conhecimentos”;
  • “Em busca de crescimento pessoal”;
  • “Procurando novos desafios”, etc.

Lembre-se de que o recrutador/empregador está em busca de novidades para a empresa e você precisa despertar seu interesse. Por isso, fuja das frases clichês!

    Outra dica é seja específico e vá direto ao ponto, não é a toa que se chama OB-JE-TI-VO. Escolha uma frase simples que indique quais são suas intenções, ao se candidatar para aquela vaga. Alguns exemplos desse tipo de frase são:

  • “Atuar na área da Comunicação com segmentação em Marketing”;
  • “Atuar no apoio de serviços administrativos nas áreas: Contábil, Fiscal e Financeira”;
  • “Atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público”, etc.

    Devemos sempre refletir sobre nossos objetivos profissionais. Esse exercício saudável nos ajuda a entender o que queremos e a saber onde chegaremos, assim podemos sempre ir em busca de novas oportunidades.

Não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Por: Ellen Matias Dantas