Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

TIPOS DE AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS

Inovar BH      terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

É comum os psicólogos que atuam em recursos humanos utilizarem nos processos seletivos algum tipo de avaliação psicológica para embasar suas decisões. Eles são aplicados com o objetivo de identificar e avaliar o perfil comportamental do candidato. Então, vamos listar os principais testes aplicados, o que avalia cada um e qual deles é o indicado para cada situação.

 

  1. Assessment – avalia qual o perfil comportamental predominante (Executor, Planejador, Comunicador ou Analista)  no candidato de modo a identificar se ele se adequa ao perfil exigido pela vaga. Esse teste é indicado para cargos administrativos ou estratégicos.
  2. Teste Grafológico – avalia a capacidade de trabalhar em equipe, forma de lidar com a pressão, respeito à hierarquia, índice de confiabilidade e engajamento por meio da escrita. O candidato deve escrever um texto de 20 linhas para esse teste.
  3. Teste QUATI - questionário tipológico, que identifica a personalidade do indivíduo. Pode ser aplicado também para orientação de carreira. Com as respostas é possível saber se as tomadas de decisão são mais voltadas para o pensamento ou para o sentimento.
  4. Teste palográfico – com ele é possível identificar a personalidade (temperamento, produtividade e humor) através de linhas verticais feitas pelo candidato.
  5. Teste AC (Atenção Concentrada) - analisa a capacidade do candidato em se manter concentrado sob pressão. Em uma folha com diversos triângulos de tamanhos diferentes, a partir disso é preciso identificar e marcar as linhas que ocupam a folha, posicionando elas dentro do retângulo.
  6. G36 – Avalia a capacidade intelectual através de questões de compreensão simples, raciocínio por analogia; mudança de posição; analogia de tipo numérico e raciocínio de tipo espacial.
  7. PMK - O teste é muito utilizado na avaliação de candidatos a motorista, operadores de máquinas e para quem vai portar arma de fogo. Avalia de forma diferenciada a personalidade e como ela reage em contato com o meio ambiente: Tônus vital, Agressividade, Reação vivencial, Emotividade, Dimensão tensional, Predomínio tensional.

A descrição do perfil que se deseja contratar é primordial para que a escolha dos testes seja o mais direcionado possível.

Para acompanhar assuntos de Recursos Humanos? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais: Facebook e Instagram.