Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

Tipos de avaliação de desempenho

Inovar BH      terça-feira, 23 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Tipos de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental nos dias de hoje. Ela permite que os profissionais do setor de Recursos Humanos coletem dados importantes para o bom desenvolvimento de estratégias e planos de ação com o intuito de melhorar, dentre outros aspectos, os níveis de produtividade de seus funcionários. Pensando nisso, trouxemos os tipos de avaliação de desempenho.

Não se esqueça de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Importância

Fazer avaliações de desempenho é de suma importância. Este tipo de informação é valioso para a elaboração de novas estratégias. Afinal, o tipo de avaliação tem que estar alinhado aos objetivos da empresa, medindo o quanto os colaboradores se aproximam das metas baseado tanto em suas virtudes como em seus pontos de melhoria. A utilização de avaliações de desempenho é indispensável para o crescimento da empresa, pois a mesma auxilia em medir o retorno das estratégias realizadas.

A avaliação de desempenho também auxilia ao gestor identificar os pontos fortes e fracos de todos os funcionários. Tendo isto em mente, pode delegar as tarefas de forma mais assertiva e corrigir eventuais problemas para oferecer um ambiente positivo aos seus liderados. 

Compartilhe este post e marque seus amigos!

Tipos de avaliação

Autoavaliação

Na autoavaliação, cada profissional avalia o seu próprio desempenho de acordo com regras pré-estabelecidas. Geralmente, o colaborador é convidado a refletir sobre sua atuação na empresa e logo após conversa com seu líder a respeito disto, à fim de chegarem em um denominador comum.

Avaliação do líder

Com a ajuda, acompanhamento e controle do departamento de Recursos Humanos, na avaliação do líder cada gestor avalia sua equipe de trabalho, comunicando os resultados e possíveis pontos à melhorar dos funcionários de sua equipe.

Avaliação líder-colaborador

O gestor orienta seus colaboradores nesta avaliação, que fazem sua reflexão de acordo com as métricas pré-estabelecidas pelo líder. Enquanto o líder define metas e objetivos a serem alcançados, o funcionário apresenta resultados e cobra métodos para atingirem estes objetivos. 

Equipe de trabalho

As equipes são responsáveis por avaliar o desempenho de cada um de seus integrantes, definindo metas e objetivos a serem alcançados, de forma a, coletivamente, chegarem à um consenso em grupo.

360 graus

Nesse, que é um dos tipos mais utilizados nos dias de hoje,  todos os diretamente ligados ao avaliado participam da avaliação de algum modo – incluindo líderes, colegas, pares, colaboradores, com uma avaliação bem diversificada.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!