Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

RH Estratégico e RH Operacional

Inovar BH      segunda-feira, 4 de junho de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

A estrutura do departamento de Recursos Humanos em uma empresa é primordial, pois é ele que interliga os interesses dos funcionários com os objetivos da instituição gerando crescimento e fortificando cada vez mais a empresa e sua posição no mercado.

Atualmente, muitos candidatos mudaram radicalmente o seu perfil, buscam um trabalho para poder apenas assegurar de um salário ao fim do mês.  É aí que o RH atua, ele alinha as perspectivas e objetivos dos candidatos com a meta da empresa antes de fazer a contratação. 

O RH pode funcionar de maneira mais restrita (RH operacional) ou mais ampla e dinâmica (RH estratégico). Ambos possuem ligação entre si, porém com desempenhos significantes.

Segue abaixo algumas das diferenças entre o RH estratégico e o RH operacional.

RH ESTRATÉGICO

Está diretamente ligado ao desempenho do candidato com a organização, por isso são mais dinâmicos e efetivos em sua aplicabilidade. Estando sempre focado nos objetivos e resultados da empresa, e a busca é de colaboradores que tenham uma visão vasta sobre mercado, dos negócios e valores que permeiam a empresa. Com visão estratégica e planejamento ele está constantemente conectado e atento às particularidades, compreendendo que há diferenças na estrutura da empresa e que deve haver uma inter-relação humana e lucrativa para empresa e funcionários.

RH OPERACIONAL

Normalmente executa atividades mais burocráticas e tem uma funcionalidade padrão por ser mais tradicional. Nesse modelo, o RH é responsável por atividades rotineiras e se envolve com o departamento pessoal e suas funções, como as folhas de pagamento, mas atuando mais precisamente com recrutamento, seleção, treinamento e avaliações. O RH operacional é um realizador de tarefas. 

A transição do RH operacional para RH estratégico é um diferencial para a empresa, pois ele irá trazer para a instituição um aliado na busca de profissionais ligados diretamente ao seu negócio, com mesma visão, valores o que fará crescer no mercado, captando e retendo talentos. E ainda os funcionários poderam contar com o apoio estruturado de um departamento focado em Recursos Humanos, o que os farão sentir mais valorizados e consequentemente, os resultadosapresentados serão cada vez melhores.