Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

Por que investir em qualidade de vida corporativa

Inovar BH      sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

É fato que o capital humano é o principal recurso de uma empresa. Por isso, investir em bem estar corporativo através de ações para melhoria das condições de trabalho faz com que os funcionários trabalhem satisfeitos, motivados e engajados, o que aumenta, sem dúvida, a competitividade da organização no mercado em que atua.

Empregados que se sentem felizes com seu trabalho, têm alta produtividade, além de imprimir a melhor imagem da empresa empregadora na sociedade que interage.  Programas de bem-estar corporativo geram resultados, retém talentos, aumenta o engajamento, o que diretamente culmina no cumprimento de metas, além, é claro, reduz o absenteísmo dentro da equipe.

Além de retorno financeiro para a empresa, um ambiente organizacional mais agradável reflete em melhorias nos trabalhadores nos três pilares:

Saúde: física, mental e psicossocial, através da implantação de bons hábitos a qualidade de vida aumenta diminuindo os atestados médicos.

Profissional: o colaborador se sente parte do todo, engajado, se sentem valorizados, propiciando ideias criativas e inovadoras para solucionar problemas da empresa.

Emocional: a harmonia dentro da empresa impacta positivamente na imagem da empresa perante seus funcionários, parceiros ou clientes. O que contribuirá com a retenção de talentos e fidelização de clientes.

Programas de bem-estar corporativo precisam ser adaptados às especificidades do negócio e ao perfil dos colaboradores. As ações podem ser pontuais. Porém para transformar a vida dos colaboradores e o ambiente de trabalho é necessário implantação de ações contínuas. E quais são os benefícios desses programas? Eles são capazes de aumentar o desempenho de funcionários? E quais são as formas de promover o bem-estar corporativo?

Listamos algumas práticas simples para promover a qualidade de vida dos colaboradores:

Dar voz aos funcionários
Escutar as necessidades e anseios dos colaboradores, entender quais são as suas expectativas é o primeiro passo para saber quais as mudanças deverão ser feitas dentro da empresa.

Incentivar o feedback
O feedback ajuda o colaborador saberá qual é a imagem que ele passa dele mesmo, suas qualidades e seus pontos de melhoria.

Reconhecer e recompensar os resultados
Ao ser reconhecido, o trabalhador se sente motivada para alcançar as metas. Por isso, é importante criar formas de reconhecer e recompensar pelos resultados obtidos.

As empresas têm visto que é necessário criar novos programas de bem-estar corporativo, pois entendem que dessa forma irão atrair e reter talentos. Os programas de bem-estar corporativo podem reduzir custos e obter retorno bem maior do que o valor investido. O retorno (ROI) pode ser substancial, e podem representar duas a três vezes o custo do programa e aumentam a taxa de envolvimento dos colaboradores em cerca de 40%. Relacionamos abaixo alguns dos programas mais comuns nessas empresas:

Programas de controle do estresse
Programas de estímulos para atividades físicas, palestras de especialistas, atendimento nutricional, sessões de massagem, aulas de yoga, etc. ajudam colaboradores a terem opções de melhoria de vida de forma simples e sem custos elevados para a empresa.

Programas para incentivar à prática de atividades físicas
O objetivo é eliminar os fatores de risco, como os sedentários, grupos de corridas e caminhadas, além de unir pessoas ajudam reduzir problemas de saúde.

Programas de ergonomia​
Melhorar as condições gerais de trabalho (iluminação, nível de ruídos, equipamentos, temperatura, etc.) evita que problemas que afetam, diretamente a saúde dos funcionários de uma empresa. Visto que, o programa disponibiliza: análise ergonômica, palestras e treinamentos, ginástica laboral, comitê ergonômico, dentre outros.

Programa para os filhos
Para os colaboradores equilibrar vida pessoal e profissional, principalmente quando se tem filhos é um dos problemas mais comuns nas empresas. Jornadas flexíveis, palestras para pais e mães, parcerias com creches e escolas, e um dia com a presença dos filhos no escritório tendem ajudar nesse âmbito.

Acesso a comidas e lanches saudáveis
Oferecer itens mais saudáveis no restaurante corporativo e oferecer gratuitamente frutas, estimular o consumo de água presenteando com garrafinhas são prática que favorecem a mudança de hábitos dos para um melhor estilo de vida.

Gostou dessas dicas? O que acha sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários. Continue nos acompanhando em nosso blog e em nossas redes no Linkedin, Facebook e Instagram