Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

PIRÂMIDE DE MASLOW NAS EMPRESAS

Inovar BH      terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Uma das pesquisas mais famosas de Maslow (psicólogo americano conhecido pelos estudos que fazia sobre as necessidades humanas) descreve como cada necessidade do ser humano influencia na sua motivação, ela ficou conhecida mundialmente como a Pirâmide de Maslow.

Enquanto empresário ou empreendedor, acredito que você já deve ter ouvido falar, em algum momento, que o ser humano tem necessidades básicas que precisam ser atendidas para que esteja pleno. E é exatamente por meio da Pirâmide das Necessidades que Maslow ilustrou sua teoria. Acredito que possa fazer você entender um pouco mais sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois ela fala exatamente das coisas que todo ser humano deseja obter para se sentir mais realizado na vida. Mas, caso você ainda não saiba muito bem do que estou falando, vou explicar melhor. A pirâmide é divida nas seguintes necessidades:

Necessidades fisiológicas: a base da pirâmide está tudo que é indispensável para  o ser humano: alimentação, dormir e ter onde morar, por exemplo. Necessidades básicas não são menos importantes que as outras, trabalhamos para termos cada vez mais ganhos financeiros que nos permitam ter mais qualidade de vida.

Necessidade de Segurança: Fala da carência que existe em se sentir seguro em relação ao emprego, saúde, família e propriedade. Com essa necessidade suprida a tendência é nos sentirmos mais motivados para realizar um trabalho bem feito nas empresas em que desempenhamos nossas funções.

Necessidades sociais: São pautadas pelos relacionamentos com família, amigos e na vida amorosa. É necessária a convivência com as pessoas, relacionamentos saudáveis, pois é através do companheirismo que haverá a possibilidade de crescimento profissionalmente e pessoal.

 Necessidade de autoestima: Conquistas individuais, autoestima e confiança. São necessidades mais internas do ser humano do que externas. A autoestima é a necessidade de sermos reconhecidos, seja pessoal ou profissionalmente.

Necessidade de realização pessoal: A criatividade, moralidade, solução de problemas, ausência de preconceitos e autoavaliação. Nível mais alto da Pirâmide, o indivíduo sente-se completamente realizado com os feitos que desempenhou e tem desempenhado ao longo de sua existência.

Independentemente de qual nível esteja, o ser humano está sempre em busca por algo que o complete, seja de forma externa ou interna.

Todos temos necessidades que precisam ser atendidas ao longo da vida. Para que uma pessoa atinja a auto-realização. O que Maslow fez foi hierarquizar estas necessidades e explicar como cada uma delas precisa ser atendida, para que nos sintamos motivados a alcançar o próximo nível.

A Pirâmide de Maslow auxilia a empresa na hora de compreender melhor as necessidades de seus clientes e colaboradores, quando se entende o a pessoa precisa para se sentir realizada, é possível desenvolver estratégias que alcance seus clientes internos externos. Soluções como estas, vão contribuir, consideravelmente, para o crescimento da sua empresa, pois trazem conceitos fundamentais para que você possa elaborar estratégias eficientes para tornar sua marca bem-sucedida e competitiva no mercado.

O que você achou do artigo? Deixe o seu comentário, curta nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram e acompanhe nosso conteúdo em nosso blog.