Recursos Humanos RH em BH

Pesquisa de Clima Organizacional!

Inovar BH      terça-feira, 30 de outubro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de gestão que avalia o grau de engajamento e satisfação dos funcionários. Com essa avaliação é possível coletar informações importantes sobre fatores que podem afetar o desenvolvimento e motivação dos funcionários dentro de uma empresa.

O objetivo principal é fazer uma verificação de tudo o que está acontecendo dentro da empresa e dessa forma poder melhorar quando se é detectado falhas. Além disso, contribui para uma comunicação direta, com diálogo entre funcionários, chefes e outros departamentos que não se comunicam.

Muitas são as vantagens da pesquisa de clima organizacional, listadas abaixo estão as principais:

  1. Desenvolvimento da equipe -  quando se identifica problemas que levam a um desempenho ruim dos funcionários é mais fácil adotar medidas para reverter a situação.
  2. Desenvolvimento da gerência - problemas que podem ser resolvidos com mudanças de atitude da gerência.
  3. Desenvolvimento da comunicação efetiva - cria um canal de conversa entre os departamentos.
  4. Alinhamento da cultura organizacional - a pesquisa auxilia na identificação das necessidades de mudanças culturais emergenciais.
  5. Integração dos processos e das áreas - cruzando áreas funcionais e atividades distintas para maior otimização de produtividade.
  6. Identificação das necessidades de treinamento - identificar as deficiências dos funcionários e capacitar das pessoas para seus respectivos cargos.
  7. Difundir a importância do cliente interno

 

Não existe questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa elabora o questionário de acordo com suas particularidades. Mas no questionário de pesquisa de clima organizacional deve abordar questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:

  1. Percepção em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição de atividade entre o departamento, etc.
  2. Grau de cooperação e relacionamento entre as pessoas e os departamentos da empresa.
  3. A existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários e benefícios pagos por outras empresas.
  4. Grau de satisfação com a chefia, a competência da gestão, feedback, organização, relacionamento etc.
  5. Comunicação - busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.
  6. Avaliar possibilidades de promoções e carreira.
  7. Conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
  8. Centralização ou descentralização das decisões da gerência.
  9. Condições físicas do trabalho (conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais)
  10. Orientação de resultados

O que vocês estão esperando para implantar a gestão de clima organizacional? Isso vai favorecer o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais: Facebook e Instagram