Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

Inovar BH      quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

O PDI – plano de desenvolvimento individual sistematiza as ações que devem ser tomadas para conquistar objetivos e metas tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal. Trata-se de um programa para o individuo se desenvolver e atingir os seus ideais. O PDI organiza os objetivos e elabora um plano de ação onde as atividades que deverá realizar estão diretamente ligadas às competências que o individuo quer desenvolver. O ideal é que o PDI seja acompanhado por um profissional (coach), mas é possível fazê-lo sozinho.

O PDI é planejado para durar de três meses a um ano. O primeiro passo é sair da zona de conforto estabelecendo desafios, situações reais associado com as coisas que você precisaria fazer cedo ou tarde.  Os desafios devem envolver metas para medir se quanto tem sido cumprido ao que se propôs a ser feito. As metas deverão ser definidas respondendo “o que” “como” e “quando”. A procrastinação é o vilão para o PDI, portanto para obter resultados é necessário iniciar imediatamente o plano para não correr o risco de ser frustrado por conta dos adiamentos.

Há algumas etapas no PDI, a seguir listamos cada uma e os objetivos de cada uma:

  1. Análise Inicial

Onde e como o profissional está e onde e como o profissional deseja estar. Se a empresa e o profissional estão com os mesmos objetivos e como fazer para que a soma dos dois lados possam alcançar os resultados.

  1. Mapeamento

Mapear competências técnicas e comportamentais, pontos fortes e de melhoria, aspectos pessoais, desempenho, conhecimentos, formações, experiências, resultados e fazer um relatório detalhado do profissional.

  1. Formatação do PDI

Ele deverá ser elaborado por etapas, de acordo com a rotina do colaborador, com tarefas/desafios que irão contribuir para o processo evolutivo.

  1. Monitoramento

O ideal é que ao longo do cumprimento do PDI, um Coach possa auxiliar para manter o foco na direção certa.

São inúmeras as ferramentas que podem aplicadas para a estruturação do PDI. Listamos algumas:

  1. Assessment

Identifica o perfil comportamental de cada talento e suas devidas potencialidades. O Assessment foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. É um software elaborado e aprovado, ele auxilia desde a seleção de novos colaboradores, remanejamentos até a gestão por competências.

  1. Avaliação 360º

A Avaliação 360º também criada pelo IBC, permite realizar uma avaliação completa a respeito do profissional que exerce cargo de liderança.

  1. Roda das Competências

Mensura as habilidades do profissional, como: capacidade de inovação, criatividade, relacionamento interpessoal, iniciativa, orientação para resultados, comunicação, empreendedorismo, entre outros. Deste modo irá auxiliá-lo a identificar claramente suas potencialidades e suas oportunidades de melhoria, de maneira ampla.

  1. Tríade do Tempo

Como usar melhor o tempo para ser produtivo. É necessária para organização e planejamento da rotina do profissional, com a identificação e redistribuição de suas tarefas, de modo melhore seu desempenho.

O PDI é eficiente nas empresas atualmente, pois é capaz de alavancar o desempenho dos funcionários de acordo com suas competências. Com ele é possível verificar se os perfis comportamentais estão alinhados com as expectativas da empresa. Além de gerar uma convivência e energia melhor dentro da empresa. Nós podemos ajudar! Fale conosco.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!