Recursos Humanos RH em BH

Mantenha a saúde mental acima de tudo

Inovar RH      sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. E, atualmente, tem se tornado cada vez mais importante abordar esse assunto em nosso dia a dia. A Saúde mental possui uma estreita relação com a saúde física, por isso, se a saúde mental não anda bem, consequentemente a física também não estará em boa forma. 

Trabalhar é muito importante para o equilíbrio mental, todavia um ambiente de trabalho desagradável pode ser um dos maiores causadores e aceleradores dos problemas mentais. O ambiente de trabalho é, na maioria das vezes, um espaço estressante, o que pode levar os indivíduos a estados de extrema exaustão e, provocar quadros mais graves, como depressão. 

Por isso é de extrema importância que você esteja bem mentalmente para trabalhar e é necessário que seu local de trabalho seja um lugar que contribua para uma mente saudável. Se o colaborador não se sente feliz no trabalho, ele não irá criar e executar aquilo que deveria e vai se sentir cada vez mais esgotado. E, quando as pessoas são menos estressadas, elas são mais produtivas e têm menos desejo de mudar de emprego, algo que impacta positivamente na menor rotatividade.

Para um ambiente de trabalho agradável, que estimula o bem estar da saúde mental de seus colaboradores, é necessário a parceria de todos. A participação da empresa é essencial na manutenção da saúde dos funcionários e na qualidade de vida no trabalho. Por isso, é muito importante a organização, o respeito e o diálogo. 

Não se obrigue a permanecer em um local que está lhe fazendo mal. Nenhum salário ou benefício é mais importante que sua saúde mental. Valorize-se! Não permita que o local onde passa a maioria do tempo traga prejuízos ao que realmente importa: VOCÊ!

Não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

 

Por: Ellen Matias Dantas