Recursos Humanos RH em BH

Erros frequentes em entrevistas de emprego

Inovar RH      quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Todos sabem que conseguir uma vaga no mercado de trabalho, hoje, não é uma tarefa fácil. É necessário estar preparado para enfrentar fortes candidatos que também anseiam por uma oportunidade. E na hora de selecionar alguém para ocupar uma vaga nesse mercado competitivo, recrutadores avaliam minuciosamente cada candidato, desde o seu currículo até a forma que ele trata as pessoas. Às vezes, um detalhe que você julga não ser importante, é o que vai definir sua contratação ou sua desclassificação de um processo seletivo.

Selecionamos alguns erros cometidos por candidatos que parecem não ter importância, mas que na verdade são atitudes decisivas.

1- Postura:

Sua postura não é avaliada apenas quando você está frente a frente com o entrevistador. Você começa ser avaliado desde o momento que atende um telefonema do recrutador. Cuidado com a forma como fala, seja cortês e educado(a), demonstre interesse pela ligação. Se sua entrevista irá acontecer por chamada de vídeo, esteja com o figurino adequado para o atendimento. Não vai atender o recrutador de pijama! Ao chegar na empresa cumprimente as pessoas, trate-as como gostaria de ser tratado(a). Vá com roupa adequada para sua entrevista. Tenha postura profissional.

2- Decorar respostas:

É muito importante estar preparado para todo questionamento de uma entrevista, mas isso não significa que você deva decorar respostas. Por mais que haja  perguntas frequentes em diferentes entrevistas, seja você e não um robô que repete frases prontas. Seja o mais espontâneo possível. Para isso leia sobre a empresa, estude os valores, as ações que a empresa propõe. Tenha autoconhecimento, saiba mais sobre você, assim terá segurança para responder qualquer pergunta sobre o tipo de profissional que você é.

3- Não ter perguntas:

Outro erro cometido pelos candidatos é não demonstrar interesse pela empresa que desejam ingressar, fazendo perguntas sobre a mesma. Questionar o recrutador sobre o que a empresa tem a oferecer, falar o que você espera da empresa, demonstra que você, realmente está motivado a ser o próximo profissional admitido.

4- Se auto elogiar, com frequência:

A arrogância é um dos erros mais graves percebidos pelos recrutadores. Uma pessoa que chega em uma entrevista se promovendo o tempo todo, elogiando a si mesmo é visto como alguém que não tem humildade. Claro, que ter autoconfiança e saber valorizar seus feitos profissionais e pessoais é muito importante, todavia não se deve apontar que tudo aconteceu graças a você.

5- Falar mal de empregos anteriores

Falar mal de empresas que passou anteriormente é um dos erros comuns em uma entrevista de emprego. Difamar seu emprego anterior indica falta de profissionalismo. Fale apenas os pontos positivos de suas experiências anteriores e o que aprendeu com elas.

6- Falta de honestidade

Não falar a verdade é o maior erro de muitos candidatos. Não adianta pensar que o recrutador não descobrirá sua desonestidade, pois em algum momento será descoberto, seja antes ou depois do processo seletivo. Tenha cuidado com o que você fala. O melhor caminho é ser sincero!

Lembre-se: Tenha pensamento de dono. Seja o profissional que você contrataria para a sua empresa e dê o seu melhor!

Por: Ellen Matias Dantas