Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

Comunicação Interna nas empresas

Inovar BH      quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

É imprescindível o investimento em comunicação dentro das empresas, pois dessa forma os colaboradores conseguiram ter uma visão abrangente como um todo. Listamos alguns tipos de comunicação usados nas empresas:

1)  Comunicação escrita

É a mais utilizada dentro do ambiente corporativo, através de e-mail, jornal, mural, blog, agenda compartilhada, quadro de avisos, grupos de Whatsapp, redes sociais corporativas, intranet. Assim os colaboradores são informados dos acontecimentos dentro da empresa, além de compartilhar novidades e assuntos corriqueiros.

2) Comunicação verbal

Ela pode feita através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo. Esse tipo de comunicação é mais utilizado para a integração da equipe.

3) Comunicação vertical

É utilizada para a comunicação de planejamento estratégico da empresa.

4) Comunicação horizontal

Visa informar de forma direta todos os colaboradores, independente do nível hierárquico em que se encontra, contribuindo para um bom relacionamento interpessoal.

5) Comunicação diagonal

Mesmo tipo de informação recebem as equipes, gestores e diretores. Ideal para quem busca informar a empresa como um todo sobre novos projetos, contextualização ou mesmo transmitir mensagens motivacionais.

 

A equipe de Recursos Humanos é a responsável por fazer a comunicação interna. Listamos algumas ferramentas que podem ajudar para a comunicação interna da sua organização:

1) Intranet

É uma rede corporativa com acesso permitido somente aos seus funcionários.

2) Rede Social Corporativa

O conceito de Rede Social Corporativa (RSC) é recente no Brasil, é similar a redes sociais tradicionais. Trata-se da evolução da intranet tradicional, com baixo custo, escalabilidade, segurança e integração de todos.

3) E-mail

Ainda é muito utilizado, mesmo com novas ferramentas, algumas empresas optam por esse meio mais tradicional.

4) Reuniões

Em alguns casos a reunião presencial é necessária para esclarecer dúvidas e alinhar os planejamentos da equipe.

5) Mural ou Quadro de avisos

É importante que ele esteja em um lugar visível para todos, como nas salas de reunião, cantina ou sala de convivência, por exemplo. Hoje, há opções mais modernas de murais de comunicação interna, como o mural digital.

6) Caixa de sugestões

Os colaboradores podem colaborar com sugestões, criticas e denúncias em anonimato. Essa ferramenta funciona em empresas de qualquer porte e gera um resultado eficaz.

7) Newsletter

Trata-se de uma espécie de revista da empresa, contendo informações que poderão ser úteis e motivadoras. Podendo ser em formato impresso ou digital.

 

Agora que já sabe os diferentes tipos de comunicação interna nas organizações, implante uma dessas ferramentas em sua empresa, dessa forma melhorará a assertividade nos processos. Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Continue nos acompanhando em nosso blog, no Facebook e Instagram