Recursos Humanos RH em BH

Como definir o perfil ideal para a vaga?

Inovar RH      terça-feira, 2 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Como definir o perfil ideal para a vaga?

O profissional de RH é responsável por iniciar os processos de seleção para vagas que surgirem na empresa. Mas muitos profissionais que atuam no RH podem se deparar com a seguinte dúvida: qual o perfil ideal para a vaga?!  Pensando nisso, trouxemos este artigo que traz dicas de como definir o perfil ideal para a vaga.

Não se esqueça de curtir nossa Fanpage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Do início

O primeiro e mais importante passo é definir o perfil da vaga. Devido à importância dessa fase, algumas coisas precisam ser levadas em consideração. Para que o processo de seleção seja eficaz e o novo funcionário atenda à todas as expectativas da vaga, é extremamente necessário que o RH trabalhe em conjunto com a área que o novo contratado irá trabalhar.

Necessidade

A empresa é o reflexo dos colaboradores. Um processo bem realizado ajuda a diminuir a rotatividade na empresa e contribui para a melhora de desempenho no que se refere aos resultados alcançados pela mesma. O profissional que irá preencher a vaga tem que ter algo a oferecer para a empresa, em termos de perfil, valores e habilidades, visando à resolução da necessidade da empresa.

O RH deve escrever cada atribuição, responsabilidade e competência que esse profissional precisa ter para atender aos requisitos daquela vaga. Para isso, é necessário que a área em que a vaga está disponível seja bastante objetiva ao comunicar suas necessidades ao RH. Quanto mais claro isso está para ambas às partes, mais fácil é definir quais atributos e características são ideais para causar a mudança desejada na área.

Ouvir

O RH deve buscar ouvir as preocupações dos gestores da área da vaga disponível e orientá-los quanto a como tornar o processo ainda mais eficiente. Após o término do processo, quem vai lidar com o “produto” no dia a dia é a área da vaga, não o RH, ou seja, é fundamental fazer um acompanhamento assertivo e cumprir com as expectativas de todos para aquela vaga.

É importante lembrar que o RH tem como parte fundamental da sua missão criar os meios através dos quais a equipe passa a recrutar e selecionar os melhores talentos no menor tempo possível, bem como retê-los uma vez contratados.

Quanto mais eficiente for o processo de recrutamento e seleção, maior será a chance de encontrar a pessoa certa para a posição certa, resultando, com isso, em um padrão cada vez mais elevado no quadro de funcionários. O papel do RH é fundamental nesse processo na medida em que oferece ao corpo gerencial da empresa os meios necessários para encontrar os recursos de que necessita. Por isso a Inovar RH é sua melhor opção! Temos toda a estrutura de RH que sua empresa necessita: recrutamento e seleção, treinamentos, avaliações e muito mais! Contate-nos e saiba mais.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!