Recursos Humanos RH em BH

Como a Leitura pode ser importante no desenvolvimento pessoal e profissional?

Inovar RH      sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

A leitura é uma das oportunidades democráticas e acessíveis para o desenvolvimento de uma pessoa tanto em sua vida pessoal e vida profissional. É por meio da leitura que conseguimos ter acesso aos mais diversos universos, sem sequer sair do lugar. A leitura nos permite ampliar nossos pensamentos e nos permite romper barreira dentro de si.

    Quando estamos lendo, estamos criando possibilidades que nenhuma outra atividade seria capaz de gerar. A leitura desperta o nosso potencial. O hábito da leitura pode nos ajudar a elaborar e organizar uma linha de pensamento, que pode nos ajudar em uma entrevista de emprego, por exemplo.

    Uma pessoa que tem o costume de manter contato com os livros consegue absorver conhecimento, com mais facilidade, que uma pessoa que não gosta de ler. Quem não têm o hábito da leitura tem maior dificuldade para adquirir informações e têm dificuldade para se comunicarem bem. Elas até podem ter facilidade para falar com outras pessoas, no dia a dia, todavia, se vocabulário é pobre, o que ocasiona em uma comunicação com palavras repetidas ou termos impróprios para dialogar.

    Hoje, em qualquer área da nossa vida, o valor da leitura é inquestionável para o aprimoramento constante e melhoria do nosso conhecimento. Por esse motivo uma pessoa que quer ser um profissional de qualidade deve criar o hábito da leitura.

    O costume de ler, traz inúmeros benefícios. Além dos citados acima, quando praticamos a leitura, estamos:

- Ampliando nosso conhecimento geral;

- Adquirindo facilidade para a escrita;

- Ligando nosso senso crítico;

- Estimulando a criatividade;

- Melhorando a comunicação;

- Simplificando nossa compreensão;

- Nos tornando profissionais melhores, em busca de mais e mais conhecimento.

    Se você não tem o costume ou não gosta de ler, mas mesmo assim chegou até este parágrafo, tenho certeza que este artigo fez diferença para você e lhe abriu os olhos à importância da leitura. Quando não lemos, perdemos a oportunidade de criar um repertório maior para o nosso entendimento. Por isso, leia. Adquira esse hábito em sua vida. Para ser um leitor é preciso motivação, foco e requer persistência. Lembre-se: A leitura é um hábito saudável!

Não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!


Por: Ellen Matias Dantas