Recursos Humanos RH em BH

A importância da mulher no mercado de trabalho

Inovar RH      quarta-feira, 4 de março de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Apesar da desigualdade entre sexos ainda ser uma realidade no mercado de trabalho brasileiro, a participação das mulheres cresceu (e muito) nas últimas décadas. Um estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho, em 2017 indicou que o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho poderia injetar mais R$ 382 bilhões na economia brasileira, o que representaria um aumento no PIB de 3,3%.

Outro estudo realizado pelo Instituto Peterson de Economia Internacional, com mais de 20 mil empresas de 91 países, “identificou que as organizações com até 30% de liderança feminina tiveram um aumento de 15% em rentabilidade”. Informações essas que destacam ainda mais a competência que a mulher tem e as múltiplas tarefas que têm assumido.

Infelizmente, ainda estima-se que apenas 37% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, nas empresas. Quando se trata de grandes corporações, esse número cai para 10%. E as mulheres recebem 46,7% menos que os homens. Portanto, mesmo que a mulher possua grande importância, ainda precisa ser mais valorizada no mercado.

Mesmo diante de todos os avanços apontados nas pesquisas, precisamos condecorar a mulher no mercado de trabalho com igualdade. Não estamos falando de dominar o mundo, mas sim do respeito, valorização, e igualdade no mercado.

Todos somos iguais e precisamos entender que não é por causa do gênero que somos incapazes de realizar quaisquer atividades, pelo contrário: Você pode e deve ser o que quiser ser.

Valorize a você mesmo(a)! Vá atrás de seus objetivos e conquiste o que desejar. Ninguém melhor do que você para realizar todos seus sonhos. Feliz Dia Internacional da Mulher!

Não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Por: Ellen Matias Dantas