Recursos Humanos RH em BH
5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Postura em Redes Sociais - Como você pode ser visto?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marketing pessoal: um dos pilares para o sucesso

terça-feira, 28 de março de 2017

A importância do feedback

quinta-feira, 30 de março de 2017

Recursos humanos ou departamento pessoal?

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Plano de carreira: faça já o seu

terça-feira, 18 de abril de 2017

3 motivos para ter um profissional RH

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH
Recursos Humanos RH em BH

5 frases desastrosas na hora da entrevista de emprego

Juliana Matias      quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Recursos Humanos RH em BH

Com um número maior de pessoas em busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, ter cuidado na hora de se apresentar para os recrutadores pode parecer uma batalha árdua. Isso porque a quantidade de candidatos não é proporcional ao número de vagas existentes.

Quando a oportunidade de mostrar suas qualidades profissionais chegar, é preciso ter muita sensatez para saber o que falar para o recrutador constatar que você é a pessoa certa para ocupar aquele cargo.

Se preparar para a entrevista de trabalho é essencial, já que você não é o único candidato e apenas aquele momento será levado em conta na hora de conversar com quem te avaliará para o cargo. Para que isso se torne possível, muitas pessoas decidem desenredar o que dizer em uma entrevista de emprego e como devem se comportar, mas a verdade é que nem sempre isso funciona.

Existem frases que parecem certeiras, mas que podem transformar sua entrevista de emprego em uma oportunidade desperdiçada. Isso porque, o recrutador espera conhecer a pessoa que pode ocupar um cargo dentro de sua empresa, e caso isso pareça ensaiado ou robótico demais, sua personalidade ficará escondida e você poderá perder aquela possibilidade.

Para te ajudar a não cometer esses erros, listamo 5 frases mais desastrosas que devem ser evitadas em uma entrevista de emprego, elas podem diminuir de forma significativa suas chances de conquistar a ocupação que almeja.

1 – Sou uma pessoa que tem foco no resultado!

Pode parecer a coisa certa a dizer, mas esse é um clichê que vai minar a confiança do recrutador em sua entrevista e que pode fazer com que ele se questione se você está mesmo sendo sincero ou apenas reproduzindo as frases que acha que te darão maiores chances de conquistar a vaga.

Essa frase só se justifica se o recrutador perguntar sobre algum desafio profissional que você teve que enfrentar. De forma bem colocada, essa resposta poderá apresentar ao recrutador que ele pode dispor da sua experiência profissional na hora de alavancar vendas por exemplo.

2 – Gosto de pensar fora da caixa!

Muita gente acredita que se vender como um profissional inovador é a grande sacada para voltar ao mercado de trabalho, mas na verdade dizer isso pode ser, na verdade, um atestado de que sua originalidade é contestável, já que você replica o que todos os candidatos dizem em suas entrevistas.

Por isso, saiba que essa frase feita não tem nenhum efeito positivo sobre o recrutador e pode acabar atrapalhando seu desempenho no processo seletivo.

3 – Ser perfeccionista

A maioria das pessoas responde à pergunta “Qual seu maior defeito” com um clichê já muito reconhecido pelos recrutadores. Ser perfeccionista é o meu maior defeito!

A frase é duplamente perigosa, isso porque ela mostra que você não é nem um pouco modesto e pior, que não sabe como reconhecer suas fraquezas. Diferente do que acreditamos o entrevistar pode pensar que por só entregar as tarefas quando elas estão perfeitas, provavelmente você não deve entregar muita coisa, já que a perfeição é inalcançável e um bom profissional aprende também com os erros que comete.

4 – Fiz um acordo e me desliguei da última empresa na qual trabalhei.

Com certeza a parte mais tensa de uma entrevista de emprego está em dizer o motivo que o fizeram deixar sua última colocação. Pode ser um desligamento simples por falta de verba, mas dizer que fez um acordo com a última empresa que trabalhou soa desastroso para a maioria dos recrutadores.

Isso porque eles tendem a acreditar que, na verdade, o profissional foi demitido e não quer dizer isso na entrevista. Ao contrário do que muita gente acredita, dizer a verdade mostra que você é um profissional ético e que a empresa pode contar com sua honestidade.

5 – Consigo me adaptar a qualquer circunstância.

Uma das mais dita e também desastrosa frase que os candidatos dizem respeito sua enorme capacidade de se adaptar a qualquer circunstância. Essa afirmativa mostra que você é inseguro e que está tão desesperado que aceitará qualquer coisa, o que não é bom para um profissional.

Mas, se você disser alguma dessas frases em uma entrevista de emprego e sentir que causou uma impressão ruim no recrutador não significa necessariamente que está tudo perdido, você pode sobressair destacando suas competências profissionais, podendo assim reverter a situação.

Para aumentar sua empregabilidade, cadastre seu currículo gratuitamente e concorra as vagas no seu perfil.